Efemerides Musicais de 16 de fevereiro : Bob Dylan conquista o topo das paradas com Planet Waves

 

Pesquisa e Edição: Luiz Sérgio Castro

Em 16 de fevereiro de 1974, Bob Dylan alcançou pela primeira vez o topo da parada de álbuns dos Estados Unidos com Planet Waves, seu 14º álbum de estúdio. O feito surpreendeu muitos críticos e fãs, que esperavam que clássicos como Highway 61 Revisited, Blonde on Blonde ou The Freewheelin’ Bob Dylan tivessem sido os primeiros a chegar ao número 1. No entanto, foi somente com esse trabalho que Dylan conquistou o tão aguardado lugar no topo das paradas.

O álbum contou com a colaboração dos integrantes da banda The Band, parceiros antigos do cantor. Inicialmente, o disco se chamaria Ceremonies of the Horsemen, mas Dylan decidiu mudar o título de última hora para Planet Waves. A capa traz uma obra de arte criada pelo próprio artista, acompanhada da frase poética: “Canções de ferro fundido e baladas românticas”.

O lançamento recebeu grande atenção da mídia, pois era o primeiro álbum de estúdio de Dylan em três anos e meio. Seu trabalho anterior, Dylan (1973), uma coletânea de sobras de estúdio, havia sido mal recebido pela crítica, deixando o músico insatisfeito. Já Planet Waves foi melhor acolhido, embora muitos fãs considerem que ele não alcança o nível visionário das obras-primas que Dylan lançou na década de 1960.

Entre as faixas, “Forever Young” se destacou como uma das mais emblemáticas, embora Dylan tenha cogitado excluí-la do álbum após ouvir que a canção soava “melosa”. Anos depois, o próprio artista brincaria sobre o sucesso do disco, dizendo em uma apresentação ao vivo: “Este é do nosso álbum chamado Planet Waves. Vendeu cerca de quatro cópias”.

Mesmo assim, Planet Waves entrou para a história como um marco na carreira de Bob Dylan, consolidando sua presença nas paradas e mostrando uma nova fase de sua trajetória artística.

Vamos ouvir Bob Dylon

Postar um comentário

0 Comentários